domingo, 23 de janeiro de 2011

______________________________________________________________________________


APRESENTAÇÃO

Sejam bem vindos ao 3º Curso de Ecologia e Conservação do Instituto Sul Mineiro (III ECOSUL-MG) que ocorrerá em entre os dias 12 e 16 de julho de 2011. O curso foi criado com o objetivo de incentivar as pesquisas nas áreas de Ecologia e Biologia da Conservação em uma região que sofre pela intensa descaracterização de sua vegetação original, ainda que conserve uma parte considerável de sua biodiversidade. Por isso, há uma necessidade iminente de instruir estudantes e aperfeiçoar pesquisadores quanto as aplicações de métodos de pesquisa sofisticados em estudos sobre diversidade, ecologia de populações e comunidades, ecologia de paisagem e biologia da conservação. Para o fortalecimento de planos de conservação de uma determinada área, antes é preciso conhecê-la bem, realizar inventários com métodos adequados e compreender a composição e distribuição das espécies. Por isso, esse terceiro curso tem como tema "ECOLOGIA DE COMUNIDADES: MÉTODOS E APLICAÇÕES".

As duas edições anteriores desse evento obtiveram uma procura acima do esperado, sendo um sucesso de conteúdo. Somando os dois eventos, mais de 80 pessoas já passaram pelo ECOSUL, vindos dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Brasília, Rondônia, Paraná e Rio Grande do Sul. Esperamos que a terceira edição seja ainda melhor, e convidamos você à participar!





_______________________________________________________________________________ LOCALIZAÇÃO E CUSTOS

O curso será realizado nas dependências do Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza (ISMECN) e RPPN Fazenda Lagoa, no município de Monte Belo, sul de Minas Gerais. A cidade fica a cerca de 30 km de Alfenas e possui ônibus de linha ligando os dois municípios diariamente. A viação Bel-Tour Turismo realiza viagens de ônibus para Alfenas de diversas localidades em toda região sudeste do Brasil. Para consultar outras empresas entre no portal Guia de ônibus. Serão disponibilizadas 22 vagas para quarto/chalé e seis para camping.

Pela primeira vez, haverão vagas para hospedagem em camping, sendo neste caso a inscrição com um preço diferenciado. Ressaltamos que o aluno que optar por se hospedar em camping deverá levar barraca, lona e qualquer outro material necessário. O Instituto Sul Mineiro e a organização do ECOSUL não se responsabiliza por quaisquer danos à barracas e/ou objetos pessoais.









Obs. 1: Ex alunos do ECOSUL têm 10% de desconto em qualquer forma de pagamento.
Obs. 2: Não haverá devolução do dinheiro de inscrição em caso de desistência.


Os valores incluem:

- Cinco dias de curso teórico e prático
- Certificado de conclusão de curso
- Hospedagem em quarto ou aluguel de área de camping
- Alimentação com três refeições por dia (café, almoço e janta)
- Camiseta ECOSUL-MG
- Bloco de anotações
- Caneta

_______________________________________________________________________________ PROGRAMAÇÃO

A programação do III ECOSUL-MG será composta por um debate aberto, duas palestras e quatro mini-cursos teóricos e práticos, todos com enfoque em Ecologia de Comunidades, embora também apresentem uma temática mais abrangente. Para consultar o programa completo,
clique aqui ou visite a sessão de programa no menu acima. O curso começará às 13:00h do dia 12 de julho, terça-feira e se encerrará às 18:00h do dia 16 de julho, sábado. Entretanto, nesse mesmo dia, haverá uma festa de encerramento e entrega de certificados que será das 19:00h em diante. O dia de domingo portanto (17/07) fica reservado para os alunos retornarem do curso.






_______________________________________________________________________________ INSCRIÇÕES

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail
ecosulmg@gmail.com

_______________________________________________________________________________ INFORMAÇÕES

(35) 9812-8677 - Rafael Laurindo
(21) 8563-6740 - Roberto Novaes

_______________________________________________________________________________ ORGANIZAÇÃO

Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza

Comissão organizadora
Rafael de Souza Laurindo
- Organização geral
Roberto Leonan Morim Novaes - Organização científica
Maria Cristina Weyland Vieira - Organização estrutural

_______________________________________________________________________________ REQUISITOS

É aconselhável que todos os alunos levem trajes confortáveis e apropriados para o campo, calçados fechados e resistentes, casacos, lanternas (e pilhas), e repelente. Todos devem estar preparados para caminhadas em trilhas, trabalhos em áreas alagadas e em riacho e cachoeira.

_______________________________________________________________________________ PATROCÍNIOS E APOIOS






Nenhum comentário: